FELICIDADE NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO A (per)SEGUIR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Consuelo Aparecida Sielski
                                                                                                                       Isabel Regina da Silva

A felicidade é uma conexão com você mesma. Não se encontra em outra pessoa. Citando Tolstoi: “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.”

Quando você decidir deixar de lado o que não é bom, o que não serve mais, com certeza você será e estará mais feliz. Não existe fórmula nem modelo coletivo, a felicidade é individual na vida de cada pessoa. Quando você se compara ao outro, deixa de admirar o que possui, deixa de admirar o sabe e o quem você é. A busca por um modelo, nos leva a viver a vida do outro, a querer o que o outro possui, acreditar que o outro é mais feliz, por isso a infelicidade surge muitas vezes por esta busca.

Sua felicidade mora no seu interior e depende somente de você. Sua felicidade mora em seu olhar e só depende de como você vê. Na educação temos que (per)SEGUIR este caminho, para que nossos propósitos sejam concretizados, por meio de cursos, de qualificações, de capacitações, para almejar o sucesso, lembrando que, ter sucesso não significa se Feliz.

Nossa felicidade está nas escolhas, nas atividades que executamos. Gaziri, diz “Não é por falta de trabalho, dinheiro ou dedicação que falhamos em alcançar a felicidade, e sim pelas escolhas que estamos fazendo.”

Ao longo deste caminho, nossos propósitos mudam, se transformam, assim como a educação, ao longo do nosso caminho, aprendemos. Precisamos de uma educação em que os valores, o coletivo, o compartilhar estejam acima de qualquer outra coisa. Em termos de felicidade, o Brasil ocupa a posição 28, a posição 1 está com a Finlândia e dentre as dimensões para avaliação está a educação. Acredito que nosso país pode melhorar a posição, e o caminho é pela Educação.

Ser feliz é estar bem consigo mesmo, sem colocar este sentimento nas mãos de outras pessoas, temos que parar de culpar e de justificar nossos atos, a sua alegria pertence somente a ti.  Aproveitar a vida, viver com alegria, sonhar, realizar, celebrar, admirar o que se conquistou, o que se tornou, ter um caminho a (per)SEGUIR levará você a encontrar a sua felicidade.

A educação é um meio para promover a felicidade. Com coragem, sentido, sabedoria e engajamento, você estará imbuído em metas a serem alcançadas ao longo da vida, dando um significado para suas atitudes e seus propósitos. As escolhas são suas e as oportunidades surgem para você decidir. É preciso responder sempre à estas perguntas: O que fazemos é para quê ou para quem? Porque fazemos? As respostas são individuais, porque a felicidade é individual, varia de pessoa para pessoa.

A educação é um despertar para a felicidade. Aprender a olhar e admirar as pequenas evoluções diárias, os pequenos gestos, as palavras de incentivo, cuidado e coragem ouvidas ao longo do dia. Você tem dedicado tempo a observar a beleza das coisas simples e valorosas que vida oferece?  Quando foi a última vez que admirou a evolução ou o crescimento de alguém? Quanto tempo dedica por dia a perceber, sentir ou ouvir de você mesmo as coisas que te deixam feliz?

Flora Victoria, se referencia assim: “Quanto mais você se acostuma com alguma coisa positiva, mais você se adapta a ela e, por isso, mais você deixa de apreciar. A pergunta óbvia é: se é assim, por que tentar ser mais feliz? Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, descobriu algo que nos ajuda a encontrar uma resposta para essa pergunta. Para tornar o aumento da felicidade mais duradouro, você deve mudar suas atividades em vez de focar apenas as circunstâncias da vida. Ou seja: fazer coisas novas e estimulantes e ter objetivos desafiadores.

Você encontra a felicidade quando estiver se sentindo bem interiormente, inclusive nos momentos mais difíceis você irá sentir felicidade.

A felicidade é sentida, como já escrito aqui, também, por meio de nossas escolhas, de nossos gestos, de nossas transformações e para isso acontecer, é preciso fazer diferente e agir de outra maneira. Para que a mudança traga bons resultados para nossas vidas, os benefícios que nos levam a melhorar a nossa energia, autoconhecimento, autoconfiança, auto-estima e tornar nossos corações mais saudáveis.

Revisar os propósitos, promover transformações, tornam a vida mais completa, transforme seu presente para ter o futuro tão sonhado, para ter um novo futuro com as experiências do passado.

Importante responder às perguntas: Você se sente Feliz? Quais fatores te deixam mais Feliz? Quais nossos desafios? O que você faz todo dia? Reflita sobre o que realmente faz sentido para você. Seja a prioridade para você e acredite no seu potencial. Não adie, não deixe para depois sua opção de ser FELIZ. Escreva no seu dia a dia duas coisas que te fazem ser feliz e duas coisas que precisa melhorar. Isto ajuda para uma vida melhor e de autoconhecimento.

Um dos objetivos da educação, que considero primordial, é   oferecer à todas as pessoas oportunidades para serem mais realizadas e felizes. Desenvolver competências, habilidades e atitudes, é um caminho para a felicidade.

A felicidade precisa florescer, ser cultivada diariamente, com boas ações, com a perseverança e as mudanças necessárias para ter uma vida mais plena e realizada.

Ter um caminho a (per)SEGUIR levará você a encontrar a sua felicidade, pessoas felizes são fonte e inspiração de aprendizado para que outras também o sejam.

Referências

ACHOR, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz. São Paulo: Saraiva, 2012.

GAZIRI, Luiz. AT Ciência da Felicidade. São Paulo: Faro Editorial, 2019.

VICTORIA, Flora. O Tempo da Felicidade. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.

Isabel Regina

Isabel Regina

3 respostas

  1. Através da educação pude me perceber. A mente abre para outras pespectivas, o mundo nos dá infinitas possibilidades, basta cada um encontrar a sua! Ótimo artigo… Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?