Consuelo Aparecida Sielski
Isabel Regina da Silva
A felicidade é uma conexão com você mesma. Não se encontra em outra pessoa. Citando Tolstoi: “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.”
Quando você decidir deixar de lado o que não é bom, o que não serve mais, com certeza você será e estará mais feliz. Não existe fórmula nem modelo coletivo, a felicidade é individual na vida de cada pessoa. Quando você se compara ao outro, deixa de admirar o que possui, deixa de admirar o sabe e o quem você é. A busca por um modelo, nos leva a viver a vida do outro, a querer o que o outro possui, acreditar que o outro é mais feliz, por isso a infelicidade surge muitas vezes por esta busca.
Sua felicidade mora no seu interior e depende somente de você. Sua felicidade mora em seu olhar e só depende de como você vê. Na educação temos que (per)SEGUIR este caminho, para que nossos propósitos sejam concretizados, por meio de cursos, de qualificações, de capacitações, para almejar o sucesso, lembrando que, ter sucesso não significa se Feliz.
Nossa felicidade está nas escolhas, nas atividades que executamos. Gaziri, diz “Não é por falta de trabalho, dinheiro ou dedicação que falhamos em alcançar a felicidade, e sim pelas escolhas que estamos fazendo.”
Ao longo deste caminho, nossos propósitos mudam, se transformam, assim como a educação, ao longo do nosso caminho, aprendemos. Precisamos de uma educação em que os valores, o coletivo, o compartilhar estejam acima de qualquer outra coisa. Em termos de felicidade, o Brasil ocupa a posição 28, a posição 1 está com a Finlândia e dentre as dimensões para avaliação está a educação. Acredito que nosso país pode melhorar a posição, e o caminho é pela Educação.
Ser feliz é estar bem consigo mesmo, sem colocar este sentimento nas mãos de outras pessoas, temos que parar de culpar e de justificar nossos atos, a sua alegria pertence somente a ti. Aproveitar a vida, viver com alegria, sonhar, realizar, celebrar, admirar o que se conquistou, o que se tornou, ter um caminho a (per)SEGUIR levará você a encontrar a sua felicidade.
A educação é um meio para promover a felicidade. Com coragem, sentido, sabedoria e engajamento, você estará imbuído em metas a serem alcançadas ao longo da vida, dando um significado para suas atitudes e seus propósitos. As escolhas são suas e as oportunidades surgem para você decidir. É preciso responder sempre à estas perguntas: O que fazemos é para quê ou para quem? Porque fazemos? As respostas são individuais, porque a felicidade é individual, varia de pessoa para pessoa.
A educação é um despertar para a felicidade. Aprender a olhar e admirar as pequenas evoluções diárias, os pequenos gestos, as palavras de incentivo, cuidado e coragem ouvidas ao longo do dia. Você tem dedicado tempo a observar a beleza das coisas simples e valorosas que vida oferece? Quando foi a última vez que admirou a evolução ou o crescimento de alguém? Quanto tempo dedica por dia a perceber, sentir ou ouvir de você mesmo as coisas que te deixam feliz?
Flora Victoria, se referencia assim: “Quanto mais você se acostuma com alguma coisa positiva, mais você se adapta a ela e, por isso, mais você deixa de apreciar. A pergunta óbvia é: se é assim, por que tentar ser mais feliz? Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, descobriu algo que nos ajuda a encontrar uma resposta para essa pergunta. Para tornar o aumento da felicidade mais duradouro, você deve mudar suas atividades em vez de focar apenas as circunstâncias da vida. Ou seja: fazer coisas novas e estimulantes e ter objetivos desafiadores.
Você encontra a felicidade quando estiver se sentindo bem interiormente, inclusive nos momentos mais difíceis você irá sentir felicidade.
A felicidade é sentida, como já escrito aqui, também, por meio de nossas escolhas, de nossos gestos, de nossas transformações e para isso acontecer, é preciso fazer diferente e agir de outra maneira. Para que a mudança traga bons resultados para nossas vidas, os benefícios que nos levam a melhorar a nossa energia, autoconhecimento, autoconfiança, auto-estima e tornar nossos corações mais saudáveis.
Revisar os propósitos, promover transformações, tornam a vida mais completa, transforme seu presente para ter o futuro tão sonhado, para ter um novo futuro com as experiências do passado.
Importante responder às perguntas: Você se sente Feliz? Quais fatores te deixam mais Feliz? Quais nossos desafios? O que você faz todo dia? Reflita sobre o que realmente faz sentido para você. Seja a prioridade para você e acredite no seu potencial. Não adie, não deixe para depois sua opção de ser FELIZ. Escreva no seu dia a dia duas coisas que te fazem ser feliz e duas coisas que precisa melhorar. Isto ajuda para uma vida melhor e de autoconhecimento.
Um dos objetivos da educação, que considero primordial, é oferecer à todas as pessoas oportunidades para serem mais realizadas e felizes. Desenvolver competências, habilidades e atitudes, é um caminho para a felicidade.
A felicidade precisa florescer, ser cultivada diariamente, com boas ações, com a perseverança e as mudanças necessárias para ter uma vida mais plena e realizada.
Ter um caminho a (per)SEGUIR levará você a encontrar a sua felicidade, pessoas felizes são fonte e inspiração de aprendizado para que outras também o sejam.
Referências
ACHOR, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz. São Paulo: Saraiva, 2012.
GAZIRI, Luiz. AT Ciência da Felicidade. São Paulo: Faro Editorial, 2019.
VICTORIA, Flora. O Tempo da Felicidade. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.
3 respostas
Através da educação pude me perceber. A mente abre para outras pespectivas, o mundo nos dá infinitas possibilidades, basta cada um encontrar a sua! Ótimo artigo… Parabéns!
Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
I’m not that much of a internet reader to be honest but your sites really nice, keep it up!
I’ll go ahead and bookmark your website to come back later.
Cheers